Lenda das Lagoas das Sete Cidades

lagoa das sete cidades

Há muito tempo, no lugar das Sete Cidades, vivia uma bela e delicada princesa de olhos azuis. A gentil princesa adorava caminhar pelos campos floridos do seu reino e brincar nos riachos que regavam os prados.

Certo dia, enquanto passeava entre os montes e vales, encontrou um rebanho a pastar num prado fresco e à sombra de uma velha árvore avistou um pastor de olhos verdes.

Curiosa, a princesa aproximou-se do pastor e, logo, começaram a conversar. Juntos falaram dos animais, falaram das ribeiras apressadas e dos prados daquele lugar encantado. Falaram das flores, da chuva e do vento e do orvalho da manhã. Ficaram amigos.

Dessa amizade nasceu um grande amor.

Nos dias e semanas seguintes, a princesa e o pastor encontravam-se sempre no mesmo local, sempre à sombra da mesma árvore. O seu amor foi crescendo como cresciam as flores que ladeavam as lagoas e riachos do reino.

Um dia, o pai da princesa, rei e senhor daquelas terras, soube dos encontros entre a princesa e o pastor. O rei ficou muito zangado, pois desejava ver a sua filha casada com um dos príncipes dos reinos vizinhos. Furioso, proibiu-a de voltar a ver o pobre pastor.

A princesa, obediente às ordens do pai, pediu-lhe apenas mais um encontro com o pastor. O rei concedeu-lhe esse desejo.

Assim, o pastor e a princesa encontraram-se pela última vez no mesmo bosque, à sombra da mesma árvore. Inconsolados, trocaram juras de amor e falaram outra vez dos animais, das flores, da chuva e do vento e do orvalho da manhã. Tristes, choraram, choraram tanto que as suas lágrimas corriam como rios…

As lágrimas dos olhos azuis da princesa foram levadas pelos riachos e ribeiras e formaram uma cristalina lagoa azul. As lágrimas dos verdes olhos do pastor corriam tanto que formaram uma lagoa de águas verdes, tão verdes como os olhos do pastor.

Desde esse dia, o pastor e a princesa nunca mais se encontraram, mas do seu amor nasceram duas belas lagoas feitas das lágrimas de ambos, estas ficaram para sempre unidas e são chamadas as Lagoas das Sete Cidades. Uma é a Lagoa Azul, a outra é a Lagoa Verde.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s